Lisboa, 16 de janeiro de 2023 – Dando continuidade à longa tradição no que a colaborações com artistas e arquitetos de renome diz respeito, num desafio mútuo entre autor e fábrica-atelier, a Viúva Lamego apresenta na próxima edição da Maison&Objet a “Duna Collection by Joana Astolfi”.
A nova coleção, que estará exposta em Paris entre os dias 18 e 22 de janeiro, é fruto da colaboração entre a arquiteta, artista e designer Joana Astolfi e a centenária Viúva Lamego, e resulta de uma conjugação de contrastes: pôr-do-sol e nascer do sol; deserto e oceano; areia e céu. Opostos que refletem as duas cidades que servem de inspiração à artista – Lisboa e Marraquexe.
Terra, natureza, paisagem, formas, geometria e cor são elementos que caracterizam o projeto, de acordo com Astolfi. “Duna” desdobra-se em quatro designs diferentes, todos eles trabalhados de forma artesanal sobre azulejos no formato 14x14 cm, disponíveis em três cores distintas, que permitem criar um infindável número de composições. Tal reflete o trabalho de interpretação de Astolfi tendo em conta os azulejos tradicionais com a assinatura inconfundível da Viúva Lamego.
“As formas e as cores que compõem os quatro padrões encontram inspiração na paisagem natural e na experiência do deserto, sendo que a coleção respira um toque feminino guiado pelas fases da lua e é, ao mesmo tempo, uma ode à minha filha, de nome Duna”, explica ainda a artista.
Numa altura em que a marca centenária celebra 175 anos de história, as colaborações artísticas continuam mais vivas do que nunca e são exemplo de como o saber-fazer da fábrica-atelier se alia à contínua inovação e à constante partilha de conhecimento.